NOGO | PROJECT-ROOM AND THINK-TANK FOR CONTEMPORARY ART AND ARCHITECTURE

CINEMA/NOGO.KINO
projecto do primeiro semestre de 2010 programado por Ricardo Gross
NOGO.kino designa a programação de curtas-metragens e documentários que interage com as áreas privilegiadas pela plataforma NOGO onde estas projecções, em DVD e HD, têm lugar uma vez por mês. Serão mostrados trabalhos produzidos por realizadores, sobretudo nacionais, que experimentem as potencialidades expressivas do Cinema/Vídeo, ou que reportem ao universo da criação artística noutros domínios: Arquitectura e Artes Visuais. Todas as sessões contam com a presença dos autores ou excepcionalmente de um apresentador.
[entrada livre]

------


Abril/April
16/04/2010 :: 22 horas*





CORRENTE, de Rodrigo Areias
Portugal, 2008, 35mm, P&B, 15'45''
Com: Inês Mariana Moitas e Vitor Correia
Música: Sean Riley & the Slowriders
Sinopse: Ele é mineiro, todos os dias tenta deixar-se ir com a corrente do rio. Ela sonha ir também, mas está presa. Estão todos, presos por uma corrente. São dominados pela força da montanha. É de lá que saem todos os dias e para onde voltam a entrar. Um dia a corrente parte-se.

Em complemento será exibido o making-of do álbum “Masquerade”, de Legendary Tigerman, realizado por Rodrigo Areias.

*sessão apresentada por Rodrigo Areias e Paulo Furtado (The Legendary Tigerman). No final a conversa e as bebidas terão por companhia a música gravada de Sean Riley & the Slowriders.






------


Março/March
31/03/2010 :: 22 horas*





FERNANDA FRAGATEIRO - LUGARES PERFEITOS, de Luís Alves de Matos
Portugal, 2003, 52'
Produção, argumento e montagem: Luís Alves de Matos
Amatar Filmes/ Culturgest (co-produtor)
Sinopse: LUGARES PERFEITOS é um documentário sobre o trabalho da artista plástica Fernanda Fragateiro, mostrando a sua intervenção em espaços públicos, no desenho de paisagens ideais e de esculturas. Um jardim que se torna refúgio, um pátio em forma de espelho interior, o desenho como linha de pensamento, são pequenos lugares de resistência. No diálogo destas formas com o espaço social, a arte encontra a natureza num jogo de reflexos.

* com a presença de Fernanda Fragateiro e Luís Alves de Matos.


------


Fevereiro/February
23/02/2010 :: 22 horas*






77 MILLION PAINTINGS, de Brian Eno
Em 2006 Brian Eno lançou um produto que reúne ao DVD a aplicação intitulada '77 Million Paintings'. O nome traduz as combinações de vídeo e música geradas por um programa destinado aos sistemas operativos Windows e Macintosh. O software consiste em 296 imagens originais (JPEG ou PNG) que se sobrepõem em camadas de uma até quatro, destinadas a ser vistas num ecrã de computador ao mesmo tempo que a banda-sonora ambiental composta por Eno para a aplicação evolui numa progressão semelhante. Na vídeo-entrevista de cerca de meia-hora que iremos mostrar, Brian Eno explica o conceito e suas aplicações, deixando-nos a olhar suspensos e fascinados para um aquário tecnológico.

* sessão apresentada por João Lisboa, crítico de música do Expresso, responsável pelo blogue Provas de Contacto. No final a música de Brian Eno manter-se-á presente pela selecção compilada para o efeito. Bebidas, como sempre, por conta da casa.
------


Janeiro/January
26/01/2010 :: 22horas*






SUPERFÍCIE, de Rui Xavier
Portugal, 2007, FIC, Betacam SP, Cor, 13'30''
Produtor: Rui Xavier, Fundação Calouste Gulbenkian
Com: Ângelo Torres, José Mendes, Marcello Urgeghe, Paca
Sinopse: Por muito calma que pareça a superfície do oceano, cada vez que cruzamos a linha que divide a terra do mar, entramos num mundo desconhecido e imprevisto. Ao voltarmos a terra será que o nosso mundo se mantém igual?





UM DIA FRIO, de Cláudia Varejão
Portugal, 2009, FIC, Betacam SP, Cor, 27'
Produtor: Fundação Calouste Gulbenkian, RTP2, Filmes do Tejo
Com: Adriano Luz, Ágata Pinho, Ana Rodrigues, Isabel Ruth, Maria d'Aires, Vicente Carneiro
Sinopse: “UM DIA FRIO” é um retrato de uma relação primeira, anterior ao mundo externo, a da família. Num Inverno em Lisboa, pai, mãe, filho e filha, traçam o percurso de um dia, a sós. Um filme que se desenvolve em torno de personagens cujo antagonista não é mais do que a própria vida, com nada (e tudo) de heróico.

* com a presença dos realizadores Cláudia Varejão e Rui Xavier.



------






PROGRAMMER
Ricardo Gross [1970]
Degree in Cinema - Cinematographic Screenplay - and undergraduate studies in Cinematographic Production, both by Escola Superior de Cinema e Teatro, Lisbon, PT. Made his practice in 'Diario de Noticias' and collaborated with 'Já' and 'Público' newspapers and 'TV Filmes', 'Belém' (from CCB), 'Egoísta' (from Casino Estoril), 'Atlântico' e 'GQ Portugal' magazines with texts on cinema. He's present in the blogosphere as a cultural essayist since the beginning of the phenomena. Played actor and extra on the following movies: 'Sem Movimento' (Sandro Aguilar), 'Kalkitos' e 'A Cara que Mereces' (Miguel Gomes), 'Que Tenhas Tudo o Que Desejas' (Pedro Caldas), 'Tony' (Bruno Lourenço), e 'A Espada e a Rosa' (João Nicolau). Currently works in Casa Fernando Pessoa as Communication Technician and Programmer.


------

home