NOGO | PROJECT-ROOM AND THINK-TANK FOR CONTEMPORARY ART AND ARCHITECTURE

26/02/2010



Tempus Fugit
Carla Cabanas

New video screening :: Screening de novo vídeo :: Cicle O.N.E. [one-night events] 02
http://carlacabanas.com/


“Sed fugit interea fugit irreparabile tempus”
("Mas ele foge: irreversivelmente o tempo foge")

Públio Virgílio Marão in Geórgicas

“A imagem é uma extraordinária montagem - não histórica - de tempo”
Georges Didi-Huberman in Devant le temps

Memória e Gesto

Roland Barthes escreveu 'Câmara Clara' da vontade de explicar e problematizar o efeito emocional que algumas fotografias têm sobre o seu “espectador”. Na altura a sua mãe tinha falecido, e Barthes carregava uma foto sua de infância.Distinguiu em leitura objectiva e externa ou por outro lado a leitura mais interna: que é emotiva, interna, a partir do detalhe e inexplicável. Chamou-lhes Studium e Punctum respectivamente. Teríamos portanto duas vias de mediação: uma em que se usam códigos e onde se falam de valores universais como a leitura política da fotografia, cultural. Outra em que não se usam códigos e que depende de uma relação personalizada com a obra, onde um risco ou o apagamento pode ter influência. Trata-se do campo pessoal.

O presente trabalho de Carla Cabanas começa exactamente com o apagamento, neste caso pelo gesto, do conteúdo de uma fotografia. Fá-lo de forma orgânica estabelecendo-se uma ligação com a efemeridade, decadência e mortalidade, aliás como o próprio título reforça. Para cada imagem há uma história, aqui a história original pode-se ter perdido por completo.A artista promove uma ligação entre a transformação da imagem num desenho e a transformação ocorrida ao perder o seu sentido original. O de preservar a memória e servir de suporte a uma história.
Qual a diferença entre uma imagem que contém uma história da esfera privada ou por outro lado da pública?Como nos relacionamos com uma imagem que conhecemos e por outro lado com uma completamente nova? (Texto e citações de Bruno Leitão, 2010