NOGO | PROJECT-ROOM AND THINK-TANK FOR CONTEMPORARY ART AND ARCHITECTURE

02/04/2010




Fadomaso
Tiny Domingos
DVD Pal, cor, stereo, 60' 00" loop

PAIXÃO
'Fadomaso' integra-se num ciclo de trabalhos sobre o tema da construção identitária e dos estereótipos nacionais. O Fado é sem dúvida um dos elementos da cultura portuguesa mais «propagandeados» e um dos que melhor reflecte o olhar sobre nós próprios enquanto Povo - as tradições e as paisagens (históricas, físicas e emocionais) - e igualmente enquanto indivíduos singulares pelo seu carácter descritivo de sentimentos e inquietações. Nesta videoperformance, a «canção nacional» entra em colisão com o universo do sado-masoquismo. Assistimos a uma desconstrução que parte de uma reflexão conceptual - ambos os registos são veículos de expressão da Dor - e acaba com gritos e marcas corporais; numa abordagem pasoliniana na qual a violência é potenciada pela força da sugestão e pela sua oclusão propositada.

Será que os lamentos melancólicos, a expressão das «misérias da vida», da inexorabilidade da passagem do tempo e da impossibilidade de alterar o destino escondem um secreto fascínio pelos abismos da dor, uma irresistível atracção pela tragédia, uma tentação do pior?

O facto do dia marcado para a projecção de 'Fadomaso' coincidir com a Sexta-feira Santa, ou «Sexta-feira da Paixão», possibilita acrescentar a posteriori um terceiro grau de leitura. Segundo o Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, a palavra «paixão» remete para «o sofrimento e a humilhação que precederam a Morte de Jesus Cristo»; «o martírio que precedeu à morte de um santo»; «um sentimento muito intenso que se exprime pela obsessão em relação ao objecto de amor ou de desejo, impondo-se de forma exclusiva»; uma «grande dedicação ou entusiasmo por alguma coisa»; um «sentimento de angústia, de dor profunda, de tristeza ou cólera»; um «sentimento de indignação, de fúria ou cólera» e a «expressão de sensibilidade e emoção presentes numa obra de arte». 'Fadomaso', na sua exploração do confronto das dores física - o masoquismo - e a sentimental - o Fado - aparece como um enunciado do sofrimento humano com todas as suas contradições. Ou, numa acepção bíblica, como um enunciado da «Paixão».


Short Bio do Artista:
Tiny Domingos (1968)
Nascido em Orleães, França.
Reside em Berlim desde 1994
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa. Frequentou as aulas de Pintura e Estética da SNBA e de Estética e Filosofia da Linguagem na Univ. Nova de Lisboa e na FBAUL. Reside em Berlim desde 1994. Comissário de exposições e responsável da rosalux (the Berlin-based art office). Artista plástico representado nas colecções do Museu de Arte Contemporânea do Funchal e do Ministério da Juventude em Lisboa. Primeiro Prémio de Desenho e Pintura da Bienal do Montijo, 1989. 

Exposições individuais (selecção): Fadomaso, NOGO, Lisboa, 2010; Santa Claus versus Easterbunny, rosalux, Berlim, 2007; Le Coup de Bordeaux, Velha-a-Branca, Braga, 2006; The D. Juan of the Supermarket (Market study), rosalux, Berlim, 2005; Dub Night (com Christian von Steffelin), Duncker Club, Berlim, 2001.
Exposições colectivas (selecção): adhocity, Opshop, Chicago; "NICE TO SEE YOU MS. HOLLOW", Instituto Superior Politécnico de Viana do Castelo, 2010; Diaporama, Home Gallery, Chicago, 2009, Christmas Palm, Freies Museum, whiteconcepts, The Absence of Art, Berlim, 2009; Berliner Kunstsalon, Berlim, 2007; Lusolounge 25 de Abril, Berlim, 2007, Bienal do Porto Santo, Madeira, 2005, "Comunicar", Galeria Elemento, Porto, 2005; Mostra de cinema independente, "Teatro de café", Vila Real, 2004; Lusolounge, M94, Lisboa, 2003; Lusolounge, rosalux, Berlim, 2002; Xmas & Art, Yaam Club, Berlim, 1998; Artessenz 2, Kalkscheune, Berlim, 1997; Jetlag, Reitoria da Universidade de Lisboa, 1996; Bienal da Maia, 1995 (em representação da SNBA); A Salvo da Luz, Galeria da Faculdade de Belas Artes, Lisboa, 1993; Encontros Uniarte, Fórum Picoas, 1989; Arte 89, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa, 1989.




Colecções: 
Museu de Arte Contemporânea do Funchal;
Ministério da Juventude, Lisboa;
Câmara Municipal do Montijo;
Colecções privadas em Portugal e na Alemanha