NOGO | PROJECT-ROOM AND THINK-TANK FOR CONTEMPORARY ART AND ARCHITECTURE

09/03/2010




À Espera da Europa / Waiting for Europe (2006, Cor, 57'00'')
de Christine Reeh

*com a presença da realizadora
Após uma carreira bem sucedida nas salas de cinema, em festivais e nos ecrãs televisivos, "Waiting for Europe" é agora lançado em DVD para venda directa. Após a exibição do filme no project-room NOGO, no dia 9 de Março pelas 22h00, serão postas à venda as primeiras cópias em DVD, que incluem extras como o Showreel da Realizadora, ou o Trailer do filme.


“O filme de Christine é sobre esta espera, sobre sonhos que esbarram com a realidade.”
Alexandra Prado Coelho, PÚBLICO


“'À Espera da Europa' é, de alguma forma, uma analogia cinemática do 'À Espera de Godot' de Samuel Beckett, ao manter sempre expectativas de mudança que supostamente trariam o efeito desejado, referindo um diálogo de Vladimir e Estragão: Vamos. - Não podemos - Porque não? - Estamos à espera de Godot - Compreendo. A moral desta história como sugere Christine Reeh: não é suposto esperar a Europa mas criá-la.”
Thomas Bauer, Erasmus Euromedia Awards


Sinopse: Filmado em três países, Portugal, Espanha e Bulgária, o filme "Waiting For Europe/À Espera da Europa" conta-nos a história da jovem Vânia que partiu da Bulgária para viver em Portugal à procura da sua independência e de realizar o sonho de uma vida melhor. Entre medos e esperanças, tenta encontrar respostas para as grandes decisões da vida. Quando começa a viver em Espanha apercebe-se de repente do seu isolamento e de que se encontra num ciclo típico de dependência. Este filme é sobre emigração de uma perspectiva feminina. É sobre crescer e adiar a vida…enquanto se espera que um dia as utopias da Europa se realizem. Lançado em 2006, através de uma estratégia de exibição inovadora no nosso País,"Waiting for Europe/À Espera da Europa" foi mostrado em mais de 30 salas portuguesas, sempre com o apoio das Câmaras Municipais, que se envolveram na mostra deste filme, criando sessões de debate, muitas vezes com a presença da realizadora e outros especialistas, onde não só o filme, mas também as questões sociais nele exploradas, foram alvo de debates com a população.


Com uma presença muito forte em Festivais Nacionais e Internacionais, foi galardoado com vários prémios que incluem:
Melhor Documentário Internacional no New York International Independent Film & Video Festival
Grand Prize no Erasmus European Awards
Seal of Aproval atribuido pela European Society for Education and Communication
Merit Prize no Taiwan International Documentary Festival