NOGO | PROJECT-ROOM AND THINK-TANK FOR CONTEMPORARY ART AND ARCHITECTURE

ARCH BATTLE NJIRIC vs. BUCCI




ARCH BATTLE NJIRIC vs. BUCCI
LISBOA, 25 MARCH 2011, 21H

A NOGO, com o apoio do MIARQ da Universidade Lusófona, apresentou o evento ARCH BATTLE®: NJIRIC vs. BUCCI, dia 25 de Março de 2011 pelas 21 horas, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona, Campo Grande 376, Lisboa.


RESUMO:
Após cinco anos de discussão e confronto de egos e civilizações em Silves, já com projectos em construção, Hrvoje Njiric e Angelo Bucci vêm a Portugal discutir as suas propostas de Habitação para a CasaGranturismo – entre as intenções de um em projectar Silves a partir da uma unidade de habitação, à objectividade do outro em fechar um desenho da porta de entrada ao armário. O debate será moderado por Ivan Rupnik, da Northeastern University de Boston.


Arch Battle® é uma marca registada em 2011 e parte integrante dos ciclos de Arquitectura da NOGO, project-room e think-tank para a Arquitectura e Arte Contemporânea, e tem o apoio institucional do MIARQ, Mestrado Integrado de Arquitectura da Universidade Lusófona, Lisboa.




TEXTO:
Esta ARCH.BATTLE não é uma guerra das estrelas nem a Beaux-Arts Ball de 1931, mas remete para o projecto CasaGranturismo Design Village* a discussão de final século: a arquitectura como projecto do individual, da autoria ao narcisismo, ou enquanto proposta de um bem comum, da constituição à regulamentação. Tema que Rem Koolhaas lança em Manhattan com “The City of the Captive Globe” de 1972 e Jeff Kipnis legitima em “Ordos100” em 2008. Em 2005 o projecto CasaGranturismo reunia em Silves diferentes argumentos e práticas arquitectónicas dos mais diversos backgrounds e proveniências, do Japão ao Chile. Os 22 estúdios de arquitectura convidados a revisitar a tipologia da casa de férias numa primeira fase dividiam-se em 3 grandes grupos: uma geração pós-Koolhaas, na qual se reviam algumas práticas como Fernando Romero do México ou No45 da Dinamarca; uma outra obcecada com o tema da habitação experimental, pela escala e controlo de projecto, com nomes como Atelier BowWow, do Japão, Pezo von Ellrichshausen, do Chile e Angelo Bucci, do Brasil; e finalmente da Nova Europa, a de Leste, onde surgia toda uma geração pós-socialista mas continuadamente moderna, talvez mais egoísta e menos social, como Njiric + e Randic-Turato, da Croácia, ou Dekleva-Gregoric, da Eslovénia.




Angelo Bucci: www.spbr.arq.br
Hrvoje Njiric: www.njiric.com


------