NOGO | PROJECT-ROOM AND THINK-TANK FOR CONTEMPORARY ART AND ARCHITECTURE

METAGÉNESIX / Nova arquitectura da Galiza


A 29 de Setembro Lisboa acolheu o conjunto de conferências, debate e exposição METAGÉNESIX / Nova arquitectura da Galiza que oferece ao público português uma mostra da arquitectura que actualmente se projecta na Galiza, Espanha. Trata-se de uma selecção da obra de 10 ateliers de arquitectos galegos da geração X [nascidos nos anos 1970] que apresentam uma concepção e aproximação à arquitectura capaz de responder aos reptos actuais da arquitectura global a partir de traços específicos locais próprios do seu território e da sua cultura (tradição construtiva, recursos materiais, valores, etc).


Este conjunto de eventos inscreve-se na rede europeia "Import/Export" que pretende dar visibilidade às arquitecturas locais de Jovens Arquitectos entre 30 e 40 anos de diferentes países do continente. Import/Export é parte integrante dos Ciclos de Arquitectura da NOGO, project-room e think-tank para a Arquitectura e Arte Contemporânea, Lisboa.


No dia 29 de Setembro a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias acolheu o Simpósio onde se debateu o Paralelismo com a prática portuguesa da mesma geração de arquitectos. Nos dias 30 de Setembro a 16 de Outubro a Culturona acolheu a exposição.



"METAGÉNESIX / Nova arquitectura da Galiza" pretende mostrar e evidenciar a capacidade destes Jovens Arquitectos para dar resposta aos desafios contemporâneos derivados da crise económica e social e o fim dos paradigmas que guiaram a arquitectura nestes últimos anos. Uma arquitectura profundamente enraizada no lugar mas totalmente exportável. Neste sentido, as obras da exposição dão resposta às necessidades programáticas com uma arquitectura honesta, que assume as limitações próprias do momento, do lugar, da encomenda e dos recursos disponíveis, para transformá-las em oportunidades. (Texto dos comissários)